Uma breve explicação de 衣食住行

衣食住行 (Literalmente roupa, comida, moradia e mobilidade) 

A ideia por trás da formulação chinesa para mobilidade é de origem antiga, que aparece por exemplo, em Laozi, o qual menciona a comida, a roupa e a moradia paralelas aos costumes em uma só frase no capítulo 80. Nos Analectos, Confúcio incorpora esta ideia em muitas passagens, mesmo que de forma dispersa, muitas vezes iluminando as razões culturais, políticas e morais pelas quais estes conceitos e seus amplos significados se repetem nos pensamentos das pessoas sobre sua existência. O Budismo Chinês antigo também tinha um sistema muito desenvolvido com o objetivo de regular as quatro atividades diárias dentro do contexto da vida no templo.

A reinvenção moderna e a popularização da expressão se atribuem a Sun Yat-sen a princípios do século XX. Em sua formulação de 三民主义, ou os Três Princípios do Povo, tanto como pauta de prática geral e como filosofia política para a criação de um estado nacional chinês, um princípio que se refere a 民生, ou seja, ao bem-estar das pessoas (o sustento do povo), que para ele pode-se dividir nas quatro áreas da existência. Ele também foi a pessoa que explicitamente adicionou mobilidade à expressão. A edição de 1936 (primeira) de 辞海, o dicionário padrão e enciclopédia de chinês mandarim, inclui um termo que faz referência à expressão, proporcionando assim uma explicação etimológica:

 衣服飲食居住三者,為人生所必須,故舊時恆三者連舉;自世界進化,交通頻繁,孫中山先生始倡為衣食住行之說;蓋於吾人最關切者,此四事也。 

(A roupa, a nutrição e a moradia são as três necessidades da existência humana. Por tanto, desde a antiguidade, as três necessidades sempre foram mencionadas juntas. Na medida que o mundo evoluiu e o trânsito se tornou mais frequente, o senhor Sun Yat-sen foi o primeiro a defender a expressão de 衣食住行, sendo estas provavelmente as quatro necessidades que mais importam).  

Esta página web utiliza a formulação chinesa para inspirar debates de estudos de casos estabelecidos em várias cidades da América do Norte, Ásia e Europa. Visite também outros conteúdos na lista da página inicial, que tem informação sobre conferências, exibições e contatos relacionados com o estudo das conexões entre mobilidades culturais Chinesas-Italianas.

Read our multilingual statements: 中文 / English / Français / Italiano / Espagñol

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s